São Paulo, quarta-feira, 25 de abril de 2007

Texto Anterior | Índice

"Criptonita" existe na Terra e não é verde, dizem geólogos

DA REDAÇÃO

O encanto acabou. Pesquisadores do Museu de História Natural de Londres confirmaram ontem a existência de um mineral muito semelhante a criptonita, material que costuma aterrorizar a vida do Super-Homem.
A origem do novo mineral, a jadarita, encontrada na região de Jadar, na Sérvia, também não tem nada de extraterrestre. Ela não é um fragmento de um planeta rochoso e gelado como no mundo dos quadrinhos.
"Quando terminei a identificação, resolvi colocar na internet a fórmula do mineral: sódio, lítio, boro, silicato e hidróxido", disse ontem Chris Stanley, pesquisador britânico. E qual não foi a surpresa do cientista.
"A única referência que achei foi sobre a criptonita, que havia sido roubada pelo vilão Lex Luthor de um museu no filme "Super-homem, o Retorno"". A diferença química entre os dois minerais é a ausência do elemento flúor no material da vida real.
Em termos visuais a ladarita é bem menos impactante. Ela é esbranquiçada e não verde como na ficção. Também não é radioativa. "Mas temos que ter cuidado com ela. Não queremos que um dos principais heróis da Terra sofra nenhum mal", brincou o pesquisador britânico.
O nome criptonita não pode ser utilizado na vida real por uma razão técnica. A ladarita não tem nada a ver com o criptônio, gás nobre incolor já conhecido.
O novo material, que será apresentado amanhã em Londres, saiu de uma das minas da empresa Rio Tinto.


Texto Anterior: Grupo acha planeta extra-solar habitável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.