São Paulo, sábado, 25 de agosto de 2001

Texto Anterior | Índice

FRAUDE CIENTÍFICA

Revista médica dos EUA publica um relato falso sobre suicídio de esquimó
O "Jama" (Journal of the American Medical Association), uma das revistas médicas mais conceituadas do mundo, publicou um artigo falso em outubro do ano passado. O ensaio literário descrevia como um esquimó idoso cometera suicídio caminhando lentamente no gelo ártico. Numa carta publicada esta semana, o médico que supervisionou o jovem autor diz que o suicídio nunca aconteceu e que o ensaio pinta um quadro distorcido da cultura do Alasca.
O artigo foi escrito por Shetel Shah, um estudante de medicina que teria presenciado o suicídio numa aldeia remota do mar de Bering. Um ancião da etnia yupik, de 97 anos, teria decidido morrer por se achar inútil.
Esta semana, o médico Michael Swenson, ex-supervisor de Shah em sua visita às aldeias esquimós, diz em uma carta ao "Jama" que a história nunca aconteceu. A editora-chefe do periódico americano, Catherine DeAngelis, disse que, ao submeter o artigo ao "Jama" para publicação, Shah havia insistido em sua veracidade. "A desonestidade intelectual e a falta de integridade mancham a nossa reputação." (DA "SCIENCE NOW")



Texto Anterior: Panorâmica - Astronomia: Plutão tem o maior asteróide conhecido na sua vizinhança, dizem europeus
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.