UOL


São Paulo, quinta-feira, 25 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

TECNOLOGIA

Holandeses criam um papel eletrônico colorido que pode movimentar imagens
O papel do futuro pode ser capaz não apenas de trocar automaticamente o texto do jornal do dia anterior pelo de hoje, mas também de exibir imagens coloridas e em movimento. É isso o que sugere o trabalho de pesquisadores da Holanda, que criaram uma versão mais eficiente do papel digital usando o velho princípio de que água e óleo não se misturam.
O princípio do papel eletrônico desenvolvido por Robert Hayes e B.J. Feenstra, da Philips Research, em Eindhoven, envolve um sanduíche recheado de água e óleo colorido, de cerca de 50 micrômetros (um micrômetro tem em torno de um milionésimo de metro).
O truque, escrevem os autores no artigo que sai na revista científica "Nature" de hoje, é tomar partido da capacidade de manipular rapidamente os líquidos nessa escala, uma tecnologia que eles já dominam.
Em circunstâncias normais, o óleo ficaria distribuído de maneira uniforme, separado da água. Hayes e Feenstra decidiram, então, aplicar uma pequena voltagem abaixo das duas substâncias. Com isso, a tendência da água era ser atraída em direção à fonte da eletricidade, empurrando o óleo para o canto -o que permitia o contraste básico (branco e preto) entre a área livre de óleo e a área preenchida.
Multiplicando esse sistema para diversos "pixels" (as unidades mínimas das telas digitais), os pesquisadores conseguem montar imagens no papel eletrônico. Em pequena escala, o movimento do óleo pelo sanduíche é rápido o suficiente para mostrar vídeos.
Esse é o principal avanço da dupla em relação aos papéis eletrônicos já existentes, cujo tempo de resposta é de um quarto de segundo (enquanto o novo protótipo consegue fazê-lo em 10 milésimos de segundo). Usando um sistema que combina pigmentos e filtros de cor em cada "pixel", os pesquisadores conseguiram também formar imagens coloridas simples.
Outra vantagem interessante do protótipo é que ele reflete a luz de forma que lembra mais um papel normal que uma tela dos computadores de hoje. (FREE-LANCE PARA A FOLHA)


Texto Anterior: Ambiente: CO2 fará acidez do oceano bater recordes
Próximo Texto: Via Láctea "canibaliza" galáxia vizinha
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.