São Paulo, sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Nature" elege chefe de energia dos EUA o personagem de 2009

DA REDAÇÃO

Num ano marcado pelo fracasso da conferência do clima de Copenhague, que falhou em produzir um acordo global para reduzir emissões dos gases de efeito estufa, é uma supresa ver a revista "Nature" eleger o secretário do DOE (Departamento de Energia dos EUA), Steven Chu, seu personagem do ano.
Ganhador do Nobel de Física de 1997, Chu é agora o homem encarregado pelo presidente Barack Obama de convencer o público americano que o aquecimento global é um problema e que o país pode assumir uma meta de corte de emissões.
A "Nature" reconhece que Chu "cometeu alguns erros, sobretudo em negociações com o Congresso", onde a lei de Obama para o clima está parada. Mas o presidente mantém a aposta no cientista como o homem que pode começar a limpar a matriz energética do país, hoje movida a cobustível fóssil.
Boa parte dos US$ 27 bilhões do orçamento do DOE vêm sendo agora aplicados em estudos de energia limpa -e Obama quer Chu o ajude a convencer a China a cortar mais emissões.


Texto Anterior: Ancestral humana mais antiga é descoberta do ano
Próximo Texto: Os destaques de 2009, segundo a "Science"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.