São Paulo, sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Índice

OS DESTAQUES DE 2009, SEGUNDO A "SCIENCE"

1º - ARDI, A ANCESTRAL
Em outubro, cientistas anunciaram a descoberta do mais antigo esqueleto de um primata ancestral humano. A fêmea de um Ardipithecus ramidus, apelidada de Ardi, viveu há 4,4 milhões de anos, e habitava florestas, podendo viver tanto no solo quanto nas árvores. A espécie viveu 1 milhão de anos antes do ancestral humano mais antigo conhecido até então, o Australopithecus afarensis.

2º - RAIOS GAMA PULSANDO
Uma nova classe de objeto cósmico ganhou destaque em 2009: pulsares de raios gama. Descobertos pelo telescópio espacial Fermi/ Glast, eles são similares às já conhecidas estrelas de nêutrons que emitem pulsos de ondas de rádio, mas sua radiação é numa faixa ultranergética. Mapeando o espaço no espectro gama, o Fermi/Glast mostrou que pulsares não são tão raros quanto se pensava.

3º - PLANTAS ESTRESSADAS
Botanicos revelaram como funciona o ácido abscísico, hormônio vegetal que modula mecanismos de defesa em situações de estresse, como secas. Os cientistas descobriram quais são as proteínas celulares que desencadeiam reações como a hibernação em sementes, ao tocarem o ácido abscísico.

4º - ÍMÃ DE UM POLO SÓ
Físicos criaram um material que age como um ímã de um polo só, que possui lado positivo mas não negativo. Em 1931, o teórico Paul Dirac tinha previsto que uma partícula assim poderia existir, mas ninguém tinha registrado o fenômeno até agora. Usando um material especial, físicos conseguiram produzir não uma partícula, ainda, mas uma estrutura cristalina que atua como monopolo.

5º - DROGA DA VIDA LONGA
Experimentos com roedores revelaram que a rapamicina, droga concebida para combater a rejeição de órgãos transplantados, prolonga a vida de animais. Cientistas, porém, ainda não entendem como o fármaco funciona, e como ele afeta o sistema imune, ainda é uma dúvida se um dia ela ajudará humanos a viverem mais

6º - GELO NA LUA
Observações de duas sondas orbitais e de uma espaçonave-robô "suicida", a LCross confirmaram que existe, sim, gelo de água na Lua. A descoberta alimentou esperanças de uma futura retomada de missões tripuladas ao satélite.

7º - O DNA CONTRA-ATACA
Após vários anos de decepções e testes fracassados, a terapia gênica apresentou alguns bons resultados em 2009. Pacientes com doenças como a atrofia óptica de Leber, que causa cegueira, e a imunodeficiência combinada severa tiveram melhora ao serem tratados com DNA terapêutico.

8º - FOLHA ULTRAFINA
O grafeno, folha de carbono com a espessura de um único átomo, tem mostrado propriedades interessantes. Físicos descobriram que os elétrons podem fluir a altíssima velocidade no material, abrindo portas para aplicações.

9º - A VOLTA DO HUBBLE
Em uma missão emocionante, astronautas conseguiram reparar câmeras quebradas do telescópio Hubble, que já está de volta ao serviço, retomando seu posto de melhor observatório do espaço.

10º - LASER DE RAIO-X
Físicos inauguraram na Califórnia o LCLS, máquina que produz o feixe mais luminoso de raio-X já obtido. O dispositivo permitirá o estudo de estruturas de materais com tanto detalhe que será possível "fotografar" reações químicas no meio de seus processos.


Texto Anterior: "Nature" elege chefe de energia dos EUA o personagem de 2009
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.