São Paulo, sexta-feira, 26 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ASTROBIOLOGIA

Maior projeto de ETs termina sem sucesso
O Projeto Phoenix, principal esforço internacional em busca de sinais de rádio emitidos por inteligências extraterrestres, foi encerrado no início do mês. Nenhuma transmissão alienígena foi detectada, mas os cientistas pretendem retomar o esforço com um projeto ampliado de observação em 2005, segundo informou a rede britânica BBC.
Usando principalmente o radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, o Phoenix procurou sinais de rádio em bilhões de freqüências diferentes emanados de 800 estrelas, localizadas num raio de 200 anos-luz da Terra. O último astro observado, HD 169882, fica a 88 anos-luz.
Como nenhum sinal indicativo de vida inteligente foi detectado, os cientistas concluíram que, se existe algum extraterrestre nos planetas ao redor das estrelas investigadas, eles não estão interessados em se comunicar, ou fazem isso de uma forma que humanos não podem detectar.
Apesar de não encontrarem alienígenas, os astrônomos não ficaram desapontados. "Quando olho para esses dez anos passados, fico muito orgulhoso pelo que alcançamos -a mais sensível e abrangente pesquisa de nossa galáxia", disse Peter Backus, gerente do programa, que quer aproveitar os conhecimentos adquiridos em um novo projeto.
Paul Allen, o milionário co-fundador da Microsoft, anunciou na semana passada que vai fazer uma doação de US$ 13 milhões para patrocinar a construção da rede de radiotelescópios a ser usada no novo esforço. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Biotecnologia: Genes podem levar a mosquito antimalária
Próximo Texto: Aeronáutica: Nasa testa amanhã jato hipersônico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.