UOL


São Paulo, sábado, 26 de abril de 2003

Próximo Texto | Índice

PNEUMONIA ASIÁTICA

Premiê recorre à OMS para suspender restrição a Toronto; na China, ao menos 6.000 estão sob quarentena

Canadá pede fim de alerta contra viagem

DA REDAÇÃO

O primeiro-ministro canadense, Jean Chrétien, criticou a OMS (Organização Mundial da Saúde) por ter desaconselhado viagens a Toronto, no Canadá, por causa do surto de pneumonia asiática no país. Chrétien pediu à diretora-geral do órgão, Gro Harlem Brundtland, que a recomendação seja retirada e recebeu a promessa de uma possível reconsideração na semana que vem.
O premiê disse que irá dormir "muito, muito bem" na cidade na segunda-feira. De acordo com Chrétien, a reunião de seu gabinete será realizada em Toronto na semana que vem, para mostrar à comunidade internacional que não há motivo para pânico.
Ontem, mais duas pessoas morreram com a pneumonia na Província de Ontário, onde fica a cidade de Toronto. As Filipinas registraram as duas primeiras mortes causadas pelo mal.
O governo chinês anunciou que cerca de 4.000 pessoas que tiveram contato próximo com pacientes da doença foram isoladas em suas casas. Outro hospital de Pequim (o Ditan, com cem infectados) foi fechado, além do da Universidade do Povo, o que eleva o número de pessoas em quarentena a mais de 6.000 na capital.
Altos funcionários dos sistemas de saúde dos países atingidos na Ásia e do Canadá começaram uma reunião em Kuala Lumpur, na Malásia, para discutir estratégias de prevenção.


Com agências internacionais


Próximo Texto: Astronomia: Titã mantém água congelada na superfície
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.