UOL


São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 2003

Texto Anterior | Índice

MAIS UM

Roedor, décimo mamífero a ser "copiado", será usado em pesquisas

França produz 1º clone de rato

Divulgação/Science
Dois primeiros clones de rato (Rattus rattus), feitos na França


FREE-LANCE PARA A FOLHA

Mais uma clonagem, realizada na Europa, promete fazer avançar a pesquisa de tratamentos para as doenças humanas. Cientistas franceses fizeram com sucesso a clonagem de dois ratos (Rattus rattus), animais há muito usados na biomedicina por sua fisiologia parecida com a humana, assim como os camundongos (Mus musculus). A proeza foi obtida no Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica da França.
Proeza, sim, porque clonar ratos é bem mais difícil que copiar bois, gatos ou os "primos" camundongos. O problema com os ratos é que, diferentemente das outras espécies já clonadas, seus óvulos são ativados assim que saem do ovário.
Com isso, o aproveitamento para posterior clonagem (o núcleo do óvulo é retirado e substituído por outro, do indivíduo adulto que se quer clonar) fica comprometido. Para resolver o problema, a equipe, liderada pelo cientista Jean-Paul Renard, desenvolveu uma droga que inibe uma proteína responsável pela ativação. (MVM)


Texto Anterior: Biotecnologia: Equipe transcreve 77% dos genes do cão
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.