São Paulo, quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPAÇO

Sonda da Nasa permitirá ver o Sol em 3-D

DA REDAÇÃO

As duas sondas espaciais da missão Stereo, que fará imagens do Sol em três dimensões, foram lançadas ontem à noite em Cabo Canaveral, na Flórida, a bordo de um foguete Delta 2. As duas fornecerão imagens para um projeto de US$ 550 milhões da Nasa para investigar erupções solares por dois anos.
O Stereo (Observatório de Relações Sol-Terra, na sigla em inglês) servirá para estudar as chamadas ejeções coronais de massa, explosões no Sol que espalham partículas eletricamente carregadas e perturbam satélites e aparelhos elétricos na Terra.
A novas sondas ficarão na mesma órbita da Terra, girando em torno do Sol, mas uma seguirá à frente do planeta e outra atrás. A diferença de posição permite observar profundidade, da mesma maneira que dois olhos dão a visão tridimensional às pessoas.


Texto Anterior: Genoma revela laços socias das abelhas
Próximo Texto: Medicina: Britânico fará transplante total de rosto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.