São Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GEOCIÊNCIA

Gelo cobria toda a Terra

Pesquisa da UnB data "renascimento" da vida

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Átomos de carbono aprisionados em rochas deram a pesquisadores da UnB (Universidade de Brasília) os dados que faltavam para estimar quando a vida voltou a florescer na Terra há 600 milhões de anos, depois de períodos glaciais que encheram o planeta de gelo até o Equador.
A pesquisa, coordenada por Carlos Souza de Alvarenga, do Instituto de Geociências da universidade, obteve dados detalhados sobre as mudanças climáticas do Neoproterozóico, período no qual o planeta esteve sujeito a variações bruscas de temperatura.
Alvarenga e seus colaboradores analisaram as rochas calcárias das bacias Bambuí Paraguai, nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As idades das rochas estavam entre 750 milhões e 500 milhões de anos.
Houve nessa época dois grandes períodos glaciais, com cerca de 10 milhões de anos. "Queríamos encontrar registros desses períodos no Brasil", afirma Alvarenga. Para isso, os pesquisadores mediram isótopos (variantes de um tipo de átomo) como o carbono-12 e o carbono-13.
Essa dupla é especialmente reveladora porque os seres vivos têm uma preferência pela absorção do carbono-12, enquanto o carbono-13 tende a assumir forma mineral. Se, por outro lado, as rochas estiverem repletas de carbono-12, é sinal de que não existiam muitos seres vivos nas redondezas para empregá-lo em seus processos metabólicos.
Medindo os níveis desses e de outros isótopos, os pesquisadores notaram um pico de carbono-12 há 750 milhões de anos e outro há 600 milhões de anos -marcas dos períodos de frio intenso. Os dados confirmam observações em outras partes do globo e sugerem que a vida só floresceu depois desses episódios glaciais.
(REINALDO JOSÉ LOPES)


Texto Anterior: Fertilidade: Proteína pode controlar espermatozóide
Próximo Texto: Panorâmica: Ministério de plástico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.