São Paulo, Sábado, 27 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Índice

Franceses encontram fóssil de dinossauro

das agências internacionais

Um fóssil de dinossauro de 160 milhões a 170 milhões de anos encontrado na região de Conteville, na Normandia (noroeste da França), pode ajudar a solucionar um mistério sobre a proveniência de uma espécie de dinossauro encontrada na mesma região há cerca de 160 anos.
O dinossauro em questão é o Poekilopleuron, descoberto em 1835 próximo à cidade de Caen, na mesma região de Conteville, por Jacques Amand Deslongchamps.
O dinossauro teria semelhanças com o Megalosaurus, descoberto em 1824 pelo britânico William Buckland, em uma região próxima a Oxford, no Reino Unido.
Antes que os paleontólogos pudessem descobrir suas semelhanças e, portanto, indícios da origem do Poekilopleuron, o dinossauro de Caen foi destruído em 1944, durante bombardeios aliados na Segunda Guerra Mundial.
Agora, a descoberta de outro fóssil semelhante ao Poekilopleuron, na mesma região da Normandia, pode ajudar os paleontólogos a estabelecer uma relação entre as duas espécies.
A descoberta foi divulgada na quinta-feira em Paris pelo paleontólogo Philippe Taquet, do Museu Nacional de História Natural.


Texto Anterior: Homem pode perder mão transplantada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.