UOL


São Paulo, quarta-feira, 27 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SBPC também recomenda independência

DA REDAÇÃO

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, o físico Ennio Candotti, enviou ontem uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo independência à comissão responsável pela investigação do acidente com o foguete VLS-1.
"A SBPC considera muito importante o prosseguimento do programa espacial brasileiro, do qual o VLS é um dos principais instrumentos", escreve Candotti.
"No entanto, tendo observado que nenhuma das três sucessivas tentativas de lançamento do veículo tiveram sucesso e [que] nesta última as perdas humanas causaram à nação profunda comoção, sugerimos (...) que seja realizada uma rigorosa e independente apuração das causas dos acidentes e uma atenta avaliação do programa de construção do VLS."
As comissões estabelecidas nos incidentes anteriores, instituídas pela Aeronáutica, tiveram caráter técnico e restrito.
Segundo o presidente da SBPC, "um cientista de indiscutível competência e de inquestionável rigor ético" deveria assumir a presidência da comissão investigadora. A carta de Candotti teve cópias remetidas para os ministros Roberto Amaral (Ciência e Tecnologia) e José Viegas Filho (Defesa).
A noção de uma comissão independente também foi defendida por Petrônio Noronha de Souza, engenheiro do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) responsável pela coordenação da participação brasileira na Estação Espacial Internacional (ISS).
"Se há dificuldades no programa, e sabemos que elas existem, que isso seja ampla e abertamente discutido por um grupo competente e independente", escreveu em artigo para a edição on-line do "Jornal da Ciência" (www.jornaldaciencia.org.br), um dos periódicos da SBPC.


Texto Anterior: Diretor da Nasa sugere ampla investigação
Próximo Texto: Astronáutica: China irá reativar interesse espacial, diz Aldrin
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.