São Paulo, quarta-feira, 27 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia deve trabalhar em projeto de atualização do VLS, diz governo

DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro item no qual russos e brasileiros trabalharão em sua pauta de projetos de cooperação espacial é o desenvolvimento de uma versão atualizada do VLS (Veículo Lançador de Satélites) brasileiro. A informação é do presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), Sérgio Gaudenzi.
"Do que consta do memorando de entendimentos, que deve ser assinado quando o presidente [Vladimir] Putin vier ao Brasil, em novembro, o que está mais perto de acontecer é o que diz respeito a um "upgrade" do VLS, com um estágio de propelente líquido", diz, embora enfatize que ainda não há definições exatas. "Um memorando é um memorando. Depois que for assinado, aí sim, faremos protocolos para cada um dos assuntos de que ele trata."
Técnicos e engenheiros russos já estão prestando assessoria para a realização da quarta tentativa de lançamento do VLS-1, o primeiro lançador brasileiro. Duas tentativas malogradas de lançá-lo ocorreram em 1997 e 1999; a terceira resultou no acidente que matou 21 técnicos e engenheiros do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço) em 22 de agosto do ano passado. Após a tragédia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu que um novo lançamento do foguete ocorreria até o final de seu mandato. Segundo Gaudenzi, essa data, por ora, está mantida.
"Devemos ter a torre [móvel de integração, destruída no acidente] pronta no início de 2006. Os trabalhos com o foguete, segundo me informa o IAE, também têm caminhado bem", afirma.
Quanto às melhorias da infra-estrutura do Centro de Lançamento de Alcântara (MA), os trabalhos ainda não começaram. "Estamos fazendo um levantamento do que precisa ser feito. Os trabalhos devem começar no primeiro trimestre do ano que vem."
O relatório da comissão de investigação do acidente com o VLS apontou uma série de irregularidades na base, ainda não reparadas. O centro promoveu o lançamento de um foguete suborbital VSB-30, no último sábado. (SN)


Texto Anterior: Espaço: Brasil terá conjunto de radiotelescópios
Próximo Texto: Astronomia: Eclipse total da Lua acontece hoje, com transmissão pela internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.