São Paulo, quarta-feira, 27 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ASTRONOMIA

Fenômeno será observável em todo o país

Eclipse total da Lua acontece hoje, com transmissão pela internet

DA REPORTAGEM LOCAL

"Brasil, olhe para o céu!" Ou para a internet, se o tempo estiver nublado. Ocorre na noite de hoje mais um eclipse total da Lua, logo após a conclusão da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo MCT. E o ministério montou um site especificamente para transmitir imagens em tempo real do fenômeno: www.brasilolheparaoceu.org.br.
Não é um fenômeno raro, mas sempre vale a pena conferir. Afinal, também não é todo dia que a Lua cheia começa a escurecer e acaba por ganhar um tom avermelhado. Isso acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham, com o planeta se interpondo entre a estrela e o satélite natural.
O resultado é que a luz solar não consegue atingir a superfície lunar e o astro escurece sob a sombra projetada pela Terra. O evento começa com um bloqueio parcial dos raios, a penumbra, em que a Lua fica mais escura (isso tem início às 22h14, hora de Brasília).
No ápice, o disco lunar entra na fase de penumbra, em que nenhum raio luminoso do Sol -salvo alguns poucos desviados pela atmosfera terrestre- atinge a superfície. Os poucos que chegam lá dão o tom avermelhado ao satélite. Depois disso, volta-se à fase de penumbra, e finalmente o disco lunar recupera seu brilho usual (amanhã, a partir da 1h54).
Eventos de observação estão sendo organizados em várias regiões do país. Não é necessário usar filtros ou instrumentos ópticos para ver o fenômeno. (SN)


Texto Anterior: Rússia deve trabalhar em projeto de atualização do VLS, diz governo
Próximo Texto: Panorâmica - Astronáutica: Sonda Cassini faz sobrevôo a 1.200 km da lua Titã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.