São Paulo, Sábado, 27 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

ESPAÇO
Galileo, da Nasa, tem pane parcial
Radiação de Júpiter danifica sonda

das agências internacionais

Problemas gerados pelo excesso de radiação recebida de Júpiter fizeram com que a sonda Galileo, que explora o planeta e suas luas, fosse parcialmente danificada.
O problema ocorreu depois que a sonda, da Nasa (agência espacial dos EUA), deu um "rasante" sobre Io, uma das luas do planeta.
Quatro horas depois de a sonda ter passado a 300 km de Io, a intensa radiação de Júpiter causou problemas na memória do computador de bordo da sonda, fazendo com que ela interrompesse todos os comandos que não fossem essenciais para o seu funcionamento.
O problema foi contornado por pesquisadores do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da Nasa. No entanto, parte da informação obtida pela sonda pode ter sido perdida.
A Galileo, de US$ 1,6 bilhão, foi lançada em 1989. Sua missão, que deveria ir até 1997, foi prorrogada por mais dois anos.


Texto Anterior: Gene e filhos podem elevar risco de câncer
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.