São Paulo, quarta, 28 de janeiro de 1998

Texto Anterior | Índice

Gene pode evitar Aids em recém-nascidos

da "Reuters"

Uma mutação genética que ocorre em cerca de um sexto da população branca pode diminuir a evolução da Aids em recém-nascidos infectados por um tipo do vírus HIV, causador da Aids.
Essa é a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores franceses, publicado na edição de hoje do "Journal of the American Medical Association".
Micheline Misrahi e colegas do Instituto Nacional da Saúde e da Pesquisa Médica, de Paris, estudaram 512 crianças de pais infectados, das quais 276 haviam herdado dos pais o vírus HIV tipo 1.
Desse total de crianças portadoras do HIV do tipo 1, 49 delas também tinham uma mutação no gene CCR5, que, segundo os cientistas, impede a entrada do vírus nas células de defesa do organismo.
Os pesquisadores constataram que, três anos após o nascimento, apenas 9% das crianças que tinham a mutação começaram a desenvolver a doença, enquanto 28% daquelas sem o gene defeituoso começavam a apresentar os sintomas da Aids.
Estudos anteriores já mostravam que uma alteração no gene CCR5 diminui a velocidade de progressão da Aids em adultos portadores do HIV tipo 1.

Texto Anterior | Índice