São Paulo, quarta, 28 de janeiro de 1998


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fósseis podem mudar história de mamíferos

SANDRA HAHN
da Agência Folha, em Porto Alegre

Pesquisadores brasileiros e argentinos anunciaram a primeira localização, na América do Sul, de fósseis de 200 milhões de anos que podem ser dos primeiros ancestrais dos mamíferos.
A descoberta poderá modificar a história conhecida desses animais. Até agora, segundo os pesquisadores, os registros dos primeiros mamíferos foram feitos na América do Norte, Europa, sul da África e na China.
Embora ainda não esteja comprovada a identificação dos fósseis descobertos em Candelária (182 km de Porto Alegre), os pesquisadores disseram que os achados são "certamente" de ancestrais dos mamíferos.
O estudo está sendo realizado por José Bonaparte, do Museu Argentino de Ciências Naturais Bernardino Rivadavia, e especialistas da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul.
A pesquisa recebe recursos do projeto de Pró-Guaíba, de despoluição da bacia hidrográfica do rio Guaíba, financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
O projeto de pesquisas prevê a implantação de um parque paleontológico no Estado.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.