São Paulo, quinta-feira, 28 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

GENÉTICA


Mosca mutante passa bem com pouco sono
Cientistas da Universidade de Wisconsin, nos EUA, descobriram um gene que pode ajudar a determinar quais pessoas são capazes de dormir apenas três ou quatro horas por dia sem adoecer. O achado explicaria por que a capacidade de dormir pouco aparece em algumas famílias, que carregam uma mutação que perturba os padrões normais de sono. O gene em questão controla canais de íons de potássio nas áreas do cérebro envolvidas no sono. A descoberta, relatada hoje na revista "Nature", é fruto de um trabalho de quatro anos que estudou os genes de 9.000 moscas-da-fruta e poderá, no futuro, resultar em drogas contra distúrbios do sono.

AMBIENTE

Pesticida pode afetar cromossomos sexuais
Poluentes vindos de esgoto industrial e doméstico e pesticidas podem estar mudando a proporção entre os cromossomos sexuais nos espermatozóides, dizem cientistas suecos. Eles descobriram que pescadores expostos a altos níveis de poluentes organoclorados têm uma proporção mais alta de cromossomos Y (masculinos). Mas não sabem se isso significa que nascerão mais meninos que meninas.


Texto Anterior: Disputa por verba derruba diretor do Inpe
Próximo Texto: Biotecnologia: Celera desiste de vender dados do genoma
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.