São Paulo, segunda-feira, 28 de novembro de 2005

Texto Anterior | Índice

ESPAÇO

Sucesso da Hayabusa só será confirmado em 2007

Em seu 2º ataque, sonda japonesa consegue coletar solo de asteróide

Jaxa
Sonda Hayabusa ("falcão" em japonês) projeta sua sombra (no centro) sobre o asteróide Itokawa


DA REPORTAGEM LOCAL

A sonda japonesa Hayabusa aparentemente se tornou na última sexta-feira o primeiro artefato humano a pousar num asteróide e coletar amostras. Ela agora prepara sua volta à Terra, aonde deve chegar em 2007. Só então o sucesso da missão será confirmado.
Em sua segunda tentativa de coleta, a Hayabusa desceu sobre o asteróide Itokawa e disparou um pequeno projétil na direção do solo. Esse foi o método escolhido pela Jaxa (agência espacial japonesa) para coletar amostras - com o tiro no chão, a poeira sobe e é coletada pela sonda, que então bate em retirada com muita rapidez. A primeira tentativa ocorrera na semana passada, quando a sonda estacionou sobre meia hora no seu alvo -sem fazer coleta.
Agora, a nave tem até o início de dezembro para deixar o Itokawa e marcar um curso para a Terra. Se tudo correr bem estará de volta em junho de 2007. Então uma cápsula com as amostras voltará à atmosfera e descerá ao chão de pára-quedas sobre a Austrália.
Com as amostras do pequeno Itokawa, asteróide irregular com medidas aproximadas de 500 x 200 km, os japoneses esperam ajudar a desvendar a origem do Sistema Solar. Os cientistas acreditam que os asteróides em geral sejam os restos do processo que formou os planetas.
(SALVADOR NOGUEIRA)

Texto Anterior: Conferência começa sem clima no Canadá
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.