São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Índice

PANORÂMICA

ESPAÇO

Sonda européia Smart-1 sofre panes repetidas em seu longo caminho para a Lua
A sonda européia Smart-1, que se encontra em rota para a Lua, está com um problema no motor que pode deixar a nave perdida no espaço. Engenheiros da ESA (Agência Espacial Européia) estão trabalhando de forma intensa em programas de computador, na esperança de que possam salvar a sonda, e planejam transmiti-los à nave na próxima semana.
A Smart-1 é impulsionada por propulsão iônica, que produz empuxo numa direção acelerando íons (partículas carregadas) de xenônio na outra direção com um campo elétrico.
Embora isso só gere uma força equivalente ao peso de um cartão postal, o motor trabalha de forma contínua, aumentando gradualmente o tamanho da órbita elíptica em torno da Terra, até que a sonda européia seja capturada pelo campo gravitacional da Lua, processo que deve demorar cerca de 15 meses.
Mesmo não sendo o caminho mais curto, o motor é extremamente eficiente em consumo de combustível, e a ESA está fazendo também um teste com vistas a uma viagem para Mercúrio.
Logo após o lançamento da Smart-1, o motor começou a apagar seguidamente. Os circuitos da nave são sensíveis a fótons (partículas de luz) vindas do Sol, mas os construtores incluíram capacitores que fazem uma faxina dessa energia indesejável. Logo após o lançamento, porém, a equipe verificou desolada que alguns circuitos-chave ficaram fora do alcance dessa faxina. Cada vez que um fóton de alta energia atinge um sensor óptico, os computadores de bordo desligam o motor.
O motor da sonda já foi desligado 18 vezes desde que ela partiu da Terra, em setembro.
(DA "NEW SCIENTIST")


Texto Anterior: Medicina: Dieta da mãe define longevidade de roedor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.