UOL


São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

AMBIENTE

Na ONU, Marina Silva diz que hoje "não há mais espaço para uma Rio +20"
Em seu primeiro discurso na ONU, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pediu urgência na implementação das idéias para a área de desenvolvimento sustentável e disse que o mundo não pode esperar por outra conferência como a Rio +10, realizada em Johannesburgo no ano passado.
"Não há mais espaço para uma Rio+20 para repetirmos as mesmas coisas", afirmou.
"Não são poucas as críticas, especialmente por parte da sociedade civil organizada, de que avançamos pouco em Johannesburgo", afirmou ela na abertura da sessão de 2003 da Comissão de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o primeiro encontro multilateral sobre o assunto desde a cúpula da África do Sul, que foi considerada um fracasso.
Marina, que fez sua estréia como integrante do governo na comissão, explicou seu discurso assim: "A decepção da sociedade tem sua justificativa. Na Rio+10 houve um esforço muito grande não no sentido de avançar com novas propostas e novos compromissos, mas sobretudo para manter os avanços alcançados em 92. Isso faz com que as pessoas tenham aquela idéia de que não houve avanço".
Na reunião que vai até 9 de maio em Nova York, a comissão tenta reagir. O documento que embasa as discussões, por exemplo, fala em estabelecer "quem faz o quê, quando e como" na agenda do desenvolvimento sustentável, em áreas como erradicação da pobreza e manejo de recursos naturais.
"A resposta com certeza não é mais avaliação, não é mais retórica. A resposta agora é ação", a ministra. Marina participa da reunião até amanhã. Depois, segue para Washington, onde manterá encontros bilaterais com representantes do governo norte-americano. (ROBERTO DIAS, DE NOVA YORK)


Texto Anterior: Medicina: Célula de medula óssea pode regenerar nervos
Próximo Texto: Carona
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.