UOL

São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEDICINA

Estudo usou camundongos

Célula de medula óssea pode regenerar nervos

STEVE CONNOR
DO "THE INDEPENDENT"

Um dos desenvolvimentos mais entusiasmantes na medicina moderna -o emprego de células-tronco derivadas de embriões humanos para tratar doenças incuráveis- tem sido emperrado pela controvérsia ética. Agora, cientistas deram um passo adiante, por ora só com camundongos, que pode dispensar de vez o uso de células-tronco embrionárias: células retiradas da própria medula óssea talvez possam regenerar nervos danificados no cérebro.
O trabalho tem potencial para desafiar a pesquisa com células embrionárias porque as células-tronco não viriam de embriões, mas da medula de um adulto. Poderia também revelar-se, no futuro, um avanço no tratamento de doenças como mal de Parkinson e esclerose múltipla.
Trata-se da última evidência a emergir de várias linhas de pesquisa indicando o poder de células-tronco de adultos de se "reinventar", em lugar de estarem estreitamente predestinadas a se diferenciar em apenas um tipo de tecido do corpo.
O achado, que saiu na revista especializada "Cell Transplantation", vai reabrir o debate sobre a ética da experimentação com células-tronco de embriões, já que as células-tronco adultas parecem ter a mesma capacidade plena de transformar-se em tecidos especializados. Grupos antiaborto e o Vaticano têm feito oposição feroz ao uso de embriões em pesquisa.
A pesquisa foi liderada pelo neurocirurgião Walter Low, da Escola Médica da Universidade de Minnesota (EUA). Demonstra que a medula óssea retirada de camundongos adultos pode transformar-se em células especializadas funcionais do cérebro.
Low injetou células da medula óssea de um roedor em embriões novos, que foram implantados em mães de aluguel. Depois de nascidos, revelou-se que tinham incorporado as células-tronco "estrangeiras" e que as usaram para fazer células da todas as regiões do cérebro.

Texto Anterior: Espaço: Satélite italiano cai entre hoje e amanhã