São Paulo, quinta-feira, 29 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RECORDE

Feito do grupo foi parar no Guinness Book

DA REPORTAGEM LOCAL

O engenho de DNA criado por Ehud Shapiro e seus colegas já entrou para a história no ano passado, quando foi incorporado ao Guinness, o livro dos recordes, como o menor computador já construído.
Em fevereiro de 2003, num estudo publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (a "PNAS", www.pnas.org), os pesquisadores reportaram que um microlitro de solução salina poderia conter até 3 trilhões de processadores individuais feitos de DNA e enzimas.
O desempenho conjunto dos computadores nesse microlitro (um milésimo de mililitro) era notável: 66 bilhões de operações por segundo. E a energia necessária à operação vinha do próprio DNA, sem a necessidade de outra molécula como fonte de combustível.
Embora tenha sido aceita no ano passado, a façanha só passou a figurar no Guinness Book na edição deste ano. (SN)