São Paulo, terça-feira, 29 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONTROLE BIOLÓGICO

Microrganismo do Brasil é testado

Bactérias matam praga da batata

DA "SCIENCE NOW"

A Chromobacterium violaceum, bactéria que vive no rio Negro, Amazonas, e que está tendo o seu genoma sequenciado por uma rede nacional de laboratórios, também mostrou ser eficiente no controle de pragas agrícolas.
Estudo feito pelo entomologista Glenn Holbrook, da Universidade do Estado da Pensilvânia (EUA), mostrou que a bactéria mata, em apenas três dias, 90% das larvas de uma espécie de besouro -Leptinotarsa decemlineata- que ataca as plantações de batata nos EUA e cujo controle é responsável por gastos de até US$ 100 milhões anuais.
O trabalho foi apresentado na semana passada durante a reunião anual da Sociedade Americana de Microbiologia.
A descoberta poderá levar ao desenvolvimento de novos pesticidas orgânicos ou mesmo ao de plantas transgênicas.
Bactérias raramente são usadas no controle de insetos. Uma exceção é a Bacillus thuringiensis, mais popularmente conhecida como Bt. A toxina produzida por ela é largamente utilizada no controle de pragas de uma série de culturas, como soja e algodão.
No entanto, a Leptinotarsa decemlineata já desenvolveu resistência não só ao Bt, mas também a vários pesticidas químicos.
Por isso, os pesquisadores liderados por Holbrook resolveram testar diferentes microrganismos numa dieta artificial usada para alimentar o inseto.
Além da Chromobacterium violaceum, foram testadas a Serratia marcescens, que matou 45% das larvas em cinco dias, e a Photorhabdus luminescens, que foi 100% letal.
Segundo Holbrook, enquanto nos testes em laboratório foram usadas altas doses de bactéria, dificilmente o mesmo poderia ser feito numa plantação.
Outras estratégias seriam a aplicação apenas das toxinas (e não das bactérias), se elas puderem ser identificadas, ou a transferência de seus genes para as plantas.

Colaborou a Reportagem Local