São Paulo, quarta-feira, 29 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

EUA

Prêmio Nobel faz campanha contra Bush
Um grupo de cientistas americanos que inclui dez ganhadores do Prêmio Nobel lançou uma campanha para denunciar a política científica do presidente George W. Bush nos dez Estados onde a disputa eleitoral está mais acirrada.
O grupo, denominado Scientists and Engineers for Change (cientistas e engenheiros pela mudança, em inglês), foi criado nesta semana. Seus membros -entre eles os Prêmios Nobel Douglas Osheroff Peter Agre, e um dos "pais" da internet, Vinton Cerf- percorrerão esses Estados (no Sul e Meio-Oeste dos EUA) denunciando que a administração Bush "ignorou a ciência e fez uso abusivo dela".
Enquanto isso, Bush voltou a abrir, na última semana, vantagem em relação ao candidato democrata, John Kerry. Uma pesquisa divulgada ontem pelo Pew Research Center for the People and the Press mostra que o presidente tem 48% das intenções de voto, enquanto Kerry tem 40%.
(DA REDAÇÃO)

AMBIENTE

ONGs abandonam reunião do Banco Mundial
O Fórum Brasileiro das ONGs abandonou ontem uma reunião de consulta que o IFC, braço do Banco Mundial encarregado de financiar a iniciativa privada, realiza no Rio de Janeiro para definir critérios de sustentabilidade em seus projetos. A retirada ocorreu em protesto contra a decisão do IFC de emprestar US$ 30 milhões para a expansão da soja na Amazônia, considerando o projeto de risco apenas moderado para a floresta. Segundo o IFC, a retirada das ONGs não inviabiliza a continuação da consulta.


Texto Anterior: Identificação genética do diabetes tipo 2 pode ajudar no tratamento
Próximo Texto: Grand Canyon
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.