São Paulo, terça-feira, 29 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise freia emissões de exportações

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A queda das exportações brasileiras em decorrência da crise financeira fez o Brasil lançar 9,7 milhões de toneladas de gás carbônico a menos na atmosfera, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). As emissões evitadas na crise equivalem a quase 1% das emissões totais do país.
O trabalho calculou a redução de emissões de agosto de 2008 a junho de 2009. O estudo ficou restrito aos principais produtos de exportação.
Os impactos mais significativos foram da indústria de ferro e aço. No período de 11 meses, a queda nas exportações teria evitado a emissão de 7,5 milhões de toneladas de CO2.
A indústria automobilística aparece em segundo lugar. Considerando apenas as exportações de automóveis, 1,8 milhão de toneladas de carbono deixaram de ser lançadas.
Segundo o coordenador do estudo, José Aroudo Mota, não há dados disponíveis para estimar a queda total das emissões nacionais. (MARTA SALOMON)


Texto Anterior: Brasil vai acelerar monitoramento de CO2
Próximo Texto: País é cotado para virar sócio de centro europeu de física
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.