São Paulo, domingo, 29 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

em breve

Biologia
Uma dupla de biólogos da West Chester University, dos EUA, encontrou e ressuscitou uma bactéria de 250 milhões de anos. Batizado de Bacillus permians, o microrganismo foi isolado de um cristal de sal do Período Permiano (286 milhões a 245 milhões de anos atrás), coletado numa mina no Novo México (EUA). O campeão de longevidade, até agora, era outra bactéria, de 25 milhões de anos.

Ambiente
Estudo divulgado pela organização WWF (Fundo Mundial para a Natureza) mostrou que o uso de recursos pelo homem excedeu em 42,5% a capacidade de renovação da biosfera. Pelos dados do relatório, cada habitante poderia utilizar em média 2 hectares, levando em conta a disponibilidade de terras no planeta. No entanto, a demanda média é superior, chegando a 2,85 hectares.

Astronomia
Pesquisadores americanos relatam os primeiros indícios de que a chuva seja um evento comum em Titã, um dos satélites de Saturno. A diferença é que lá chove metano, o principal componente do gás natural. O estudo foi feito por um grupo da Universidade do Norte do Arizona. Com análises da luz vinda do satélite, eles conseguiram detectar a formação e o desaparecimento de nuvens.

Lançamento
O Poema Imperfeito
266 págs. R$ 22,00 de Fernando Fernandez. Editora da UFPR (Centro Politécnico, Jardim das Américas, Caixa Postal 19.029, Curitiba, PR, tel. 0/xx/41/ 361-3380)
Escrito na forma de crônicas, o livro reflete sobre o papel do homem nas extinções pré-históricas e a vida de cientistas importantes, mas que foram esquecidos pelos historiadores da ciência.

Texto Anterior: Arqueologia tateante