São Paulo, domingo, 30 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Geologia torna Araripe região única

DA REDAÇÃO

Formada há mais de 130 milhões de anos, quando o mar invadiu o sertão e formou grandes lagunas, a chapada do Araripe é uma das principais jazidas de fósseis do planeta.
Essa bacia sedimentar, que contém duas formações rochosas (Santana e Crato), é um dos únicos 40 lugares do planeta que concentram fósseis em grande quantidade e excelente estado de conservação. Essas regiões são chamadas "Lagerstätten" ("lugares de armazenagem"), janelas raras para a história da vida na Terra.
É na formação Santana, especialmente no seu membro Romualdo (camada de 110 milhões de anos) que se concentram os pterossauros. Mas ali também há peixes, tartarugas, crocodilos e pelo menos dois dinossauros: o Santanaraptor e o Irritator. O tráfico de fósseis, vários deles novos para a ciência, é trivial na região. Parte da pré-história local hoje só pode ser vista em museus no exterior. (CA)


Texto Anterior: Fóssil ilegal do Brasil é posto à venda por R$ 1,2 mi
Próximo Texto: Sem verba, paraibano descreve 2 pterossauros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.