UOL

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ELEFANTES-MARINHOS

Gene de animal macho "viaja" até 8.000 km
Sempre se acreditou que mamíferos machos costumam se reproduzir mais longe de casa do que fêmeas, mas o elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina) bateu todos os recordes: conseguiu ter filhotes a 8.000 km de sua base costumeira em terra.
O estudo, que sai na edição de hoje da revista "Science" (www.sciencemag.org), teve a participação da oceanógrafa Mônica Muelbert, da Furg (Fundação Universidade Federal do Rio Grande), no Rio Grande do Sul. A escapada do animal foi flagrada por análises genéticas em diversas colônias da espécie na Antártida.
O trabalho, coordenado por Rus Hoelzel, da Universidade Durham (Reino Unido), mostrou que machos e seus genes podem viajar por distâncias enormes, enquanto as fêmeas permanecem fixadas em uma mesma região.
"O mais importante disso é confirmar algo da teoria do comportamento animal que é muito difícil de ser mostrado", diz Muelbert. O trabalho da pesquisadora foi apoiado pelo Programa Antártico Brasileiro. (RJL)