UOL


São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIOFÍSICA

Inseto de apenas 6 mm pula a até 70 cm de altura

Cigarrinha é a recordista de salto no reino animal, revela britânico

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Mais rápido do que uma bala. Mais poderoso do que uma locomotiva. Capaz de saltar sobre edifícios com um só pulo. É um pássaro? É um avião? É o super-homem? Nada disso. Um pesquisador britânico revelou que o maior atleta do reino animal, um verdadeiro superinseto, chama-se Philaenus spumarius, nome científico da cigarrinha-da-espuma.
O novo mecanismo de salto envolve patas traseiras maiores e a extensão simultânea das quatro patas em menos de um milésimo de segundo, afirmou Malcolm Burrows, da Universidade de Cambridge, em uma nota na edição de hoje da revista científica britânica "Nature".
Esse bichinho, de 6 milímetros de comprimento e 12 miligramas, pode dar saltos de 42,8 centímetros, em média -os mais altos chegam a 70 centímetros.
Mas não é a altura do pulo que torna essa cigarrinha uma atleta ímpar. Ao usar um método único na natureza para saltar, ela consegue pulos muito maiores que o peso do seu corpo faria supor.
Em relação ao seu tamanho, a cigarra bate de longe outros animais, desbancando a campeã até agora, a pulga.
Um ser humano pode, ao saltar, exercer uma força duas a três vezes maior que o peso do seu corpo. Apesar de suas pernas curtas, as pulgas conseguem armazenar energia para saltos com 135 vezes mais força que a de seu peso. Mas mesmo elas perdem da Philaenus spumarius: nada menos que 414 vezes mais.


Texto Anterior: Ambiente: Molécula faz reação sem resíduos tóxicos
Próximo Texto: Panorâmica - Medicina: Israel combate câncer com luz solar
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.