São Paulo, quinta-feira, 31 de outubro de 2002

Texto Anterior | Índice

GENÔMICA

Novo mapa do DNA vai à caça de doenças

NICHOLAS WADE
DO "THE NEW YORK TIMES"

Um projeto de US$ 100 milhões para desenvolver um novo tipo de mapa do genoma humano foi anunciado anteontem por um consórcio internacional, com o objetivo de acelerar o descobrimento de genes que estejam ligados a doenças humanas, como diabetes, asma e câncer.
O consórcio engloba agências governamentais do Japão, da China e do Canadá, além de uma organização filantrópica médica, o Wellcome Trust, de Londres. Mas o maior investimento está a cargo dos EUA, via os NIH (Institutos Nacionais de Saúde), que investirão US$ 39 milhões em três anos.
O mapa será elaborado a partir de análises dos genomas de pessoas de quatro grupos étnicos: japoneses, chineses, iorubás, da Nigéria, e americanos descendentes de europeus do norte e do leste. Se os grupos não forem suficientemente variados geneticamente, outros poderão ser incluídos.



Texto Anterior: Astronomia: Equipe encontra relíquia estelar mais antiga na borda da galáxia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.