São Paulo, segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo quer desenhos como marca turística

DO ENVIADO A RIO BRANCO (AC)

O governo do Acre tem planos de transformar os geoglifos numa espécie de marca turística do Estado. Na semana passada, começaram a ser instaladas na BR-317 placas alusivas à presença das formações geométricas nas proximidades. A idéia é que o desenho de geoglifo seja a logomarca oficial do Estado.
Muitos dos 140 geoglifos já listados estão em fazendas às margens da rodovia, no trecho entre Rio Branco e a cidade de Porto Acre, na divisa com o Amazonas. Um sobrevôo na região mostra que a estrada pavimentada corta geoglifos pelo meio ou em um dos vértices. Outros são atravessados por estradas de terra ou viraram campo de pasto. Há ainda propriedades que se estabeleceram dentro dos sítios.
Mesmo com a destruição, o Estado investe na divulgação turística das formações, seguindo exemplo do Peru, onde na região do deserto de Nazca ficam os geoglifos mais conhecidos do mundo, em forma de figuras geométricas e animais.
A Secretaria Estadual de Turismo inicia em janeiro o processo de licitação para a construção de uma torre de 23 metros na BR-317, para a observação de dois geoglifos. O secretário Cassiano Marques diz que pretende convencer os fazendeiros a cercar e proteger os sítios, para que possam ser estudados e, depois, abertos à visitação.
Empresas de táxi aéreo em Rio Branco também se preparam para explorar os sobrevôos nas áreas, como se faz no Peru. (ST)


Texto Anterior: Cana ameaça sítios arqueológicos no AC
Próximo Texto: Ministério Público ameaça processar o Iphan
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.