Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ascensão & queda

Após sucesso em restaurantes sofisticados, pratos clássicos caem em desuso desgastados por receitas deturpadas

DE SÃO PAULO

Eles já foram sinônimo de sofisticação. Pratos como estrogonofe e petit gâteau eram destaque no cardápio de endereços renomados. A facilidade em reproduzir essas receitas -e deturpações- decorre da industrialização, que popularizou enlatados, diz Maurício Lopes, professor de gastronomia da Anhembi Morumbi. Em dois tempos, era possível reproduzir versões genéricas desses clássicos.

PETIT GÂTEAU

Diversos chefs disputam a "paternidade" do bolinho. Um deles é Erick Jacquin, que teria criado a receita antes mesmo de ele chegar ao Brasil. Aqui, tornou-se popular no fim dos anos 90 e hoje tem diferentes recheios -como doce de leite, Nutella, banana e goiabada. Pode ser encontrado em redes de fast-food e em supermercados (congelado).

O LEGÍTIMO

Freddy

rua Pedroso Alvarenga, 1.170, Itaim, tel. 0/xx/11/3167-0977

Le Vin

alameda Tietê, 184, Jardins, tel. 0/xx/11/3081-3924

ESTROGONOFE

A origem do clássico é a Rússia do século 18, onde os cozinheiros franceses do czar acrescentaram, à mistura feita com nacos de carne e creme azedo, cogumelos e mostarda. Depois da Revolução Bolchevique, a receita chegou à França, onde ganhou a forma conhecida hoje. O prato veio ao Brasil entre as décadas de 60 e 70, popularizou-se e foi desfigurado pelo acréscimo de ingredientes como ketchup, camarões e frango.

O LEGÍTIMO

Freddy

rua Pedroso Alvarenga, 1.170, Itaim, tel. 0/xx/11/3167-0977

CAMARÃO NA MORANGA

Receita típica das regiões costeiras, consiste em uma abóbora -chamada de jerimum, no Nordeste- cujo interior abriga uma mistura de camarões e creme de leite. Aos poucos, o queijo Catupiry também passou a ser acrescentado.

O LEGÍTIMO

Oficina do Sabor

rua do Amparo, 335, Cidade Alta, Olinda (PE), tel. 0/xx/81/3429-3331

Mexilhão

rua Treze de Maio, 626, Bela Vista, tel. 0/xx/11/3263-0135

PAPAIA COM CASSIS

Preparo brasileiro, é uma variação de frappé que surgiu, possivelmente, quando se criava uma receita à base de sorvete -que ganhou o acompanhamento de licor de cassis. Associado ao verão, o creme começou a ser servido no início da década de 1990, em restaurantes estrelados de hotéis de São Paulo.

O LEGÍTIMO

Bar da Dona Onça

avenida Ipiranga, 200, lj. 27/29, República, tel. 0/xx/11/3257-2016

FOLHA.com
Veja outros pratos que caíram em desuso
www.folha.com/no1012427

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.