São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

o mar está para peixe

Restaurantes do Rio contratam mergulhadores para pescar produtos frescos na orla carioca

IGOR OLSZOWSKI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

Do mar à mesa, a trajetória do peixe pode ser longa. Geralmente, ele passa por vários atravessadores antes de ser vendido nas peixarias.
Só um olhar muito criterioso para garantir o frescor. Alguns restaurantes cariocas preferem encurtar o percurso e comprar diretamente das mãos dos pescadores.
O chef Luca Gozzani, do Fasano Al Mare, estabeleceu relação de amizade com o mergulhador Francisco Loffredi, morador de Ipanema.
De sua cobertura, pela manhã ou no fim de tarde, Loffredi vê as condições da praia, apronta o material de mergulho e vai à caça dos peixes para Luca. Sua área preferida de atuação é a laje de Santo Antônio, a menos de um quilômetro do Fasano.
"Uma das vantagens da caça submarina é poder levar à mesa espécies menos comerciais, como o pampo, o arru, a marimbaia e a bicuda", afirma Loffredi. Boca da Barra, Ilhas Cagarras, Forte de Santa Cruz e a Pedra do Leme são alguns dos pontos de mergulho do Rio de Janeiro.
Já o restaurateur César Hasky, do Ten Kai, frequenta há 20 anos o mercado de peixes São Pedro, em Niterói.
Às 6h, ele começa a passar nas barraquinhas em busca de peixes como sardinha, atum e anchova. Tem uma premissa que não falha, diz. "O peixe deve conversar com você para estar fresco."
No Giuseppe Grill Leblon, o maître Didi montou uma minipeixaria no salão. A casa mantém três mergulhadores. Garoupas, robalos, vermelhos, pampos e pargos ficam expostos.
"Algumas vezes não dá tempo nem de descarregar os peixes. Os clientes escolhem direto do isopor, assim que os pescadores entram no restaurante", afirma Didi. São descamados na hora e enviados diretamente à brasa.

FOLHA.com
Veja a receita de lombo de peixe com papa de espinafre, do Fasano Al Mare
folha.com/no981702


Texto Anterior: Vinhos - Patrícia Jota: Sob a bênção do vulcão
Próximo Texto: Onde comer
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.