São Paulo, domingo, 03 de novembro de 2002

Próximo Texto | Índice

COBERTURA

Manchas e alterações no acabamento das telhas indicam a necessidade de manutenção antes das chuvas de verão

Irregularidades no telhado aparecem ao vivo e em cores

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nem sempre o diagnóstico de que algo vai mal na cobertura da casa vem na forma líquida. As cores das telhas ou manchas no telhado podem indicar a possibilidade de as próximas chuvas de verão desembocarem na sala.
Os modelos metálicos estão entre os que tornam mais fácil a constatação de irregularidades. "O problema é se aparecerem pontos de ferrugem", ressalta o engenheiro Marco Aurélio Zinezzi, 49, assistente técnico da Intertelhas (fábrica de telhas de aço).
Dependendo do comprometimento da camada de zinco, pode-se lixar as telhas e pintá-las com tinta à base de zinco ou trocá-las.
Mesmo assim, nem sempre os pontos vermelhos são sinal de alarme. "Na maioria das vezes, a oxidação é causada por restos de cal, cimento e limalha que ficam na telha", afirma Fábio Luís De Gerone, diretor da Santo André (fabricante de telhas de aço).
Além do vermelho da corrosão, o verde também deve chamar a atenção do morador. A presença de limo (causada pela existência de árvores ao redor da casa) geralmente não afeta o telhado, mas, se houver musgos em excesso, eles podem entupir a calha e causar infiltrações.
Com o tempo, as telhas de aço pintadas perdem o brilho. Tudo bem, desde que o processo seja homogêneo, segundo o engenheiro Mauro Cruz, 42, gerente de vendas da Haironville (fabricante de telhas pré-pintadas). "Focos de descoloração podem indicar mofo, bolor ou corrosão, mas a poluição e o acúmulo de água também causam manchas."

Falsos alarmes
Diferentemente do que muitos pensam, nem sempre o escurecimento de telhas de cerâmica, fibrocimento, aço e concreto significa que a situação está preta.
Para engenheiros e fabricantes, não dá para identificar se um telhado está velho pela coloração. "A poluição escurece bastante, mas há telhas que aguentam 20 anos antes de ficarem porosas", diz José Valter Paiva, 50, diretor comercial da Telhados Paiva.
"As de cerâmica são mais porosas e ficam mais pretas por causa da umidade, o que nem sempre indica infiltração", completa Antonio Alves Dias, 44, professor do laboratório de madeiras do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos.
Liberadas quando se trata de infiltrações, telhas escuras interferem no clima da casa. "Se ficam pretas, perdem desempenho térmico, e há elevação da temperatura no verão", afirma Vanderley John, 42, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo na área de construção civil.
Mas esse é um processo demorado. Segundo John, uma variação significativa de temperatura leva de cinco a seis anos para ocorrer, e nem sempre é detectável. (BRUNA MARTINS FONTES)



Próximo Texto: Telhado: Falhas vão do projeto à utilização
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.