São Paulo, domingo, 03 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Calha é o maior causador de problemas

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Na hora de detectar qual é o maior causador de dores de cabeça com o telhado, as réguas dos engenheiros apontam todas para a calha.
"Ela é geralmente a causa de 90% dos problemas com umidade", quantifica Takashi Yojo, 49, pesquisador do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) na área de estruturas em madeira.
Isso porque se estiver furada, mal dimensionada ou entupida por folhagens, a água da chuva extravasa e molha a estrutura.
Uma falha no projeto da calha é o problema da Instituição Assistencial Casa do Caminho Ananias, que precisará refazer todo o telhado.
"Quando chove muito, a água escorre pelas paredes", conta Edileusa dos Santos Pafundi, 34, auxiliar administrativa. "Não tínhamos a menor idéia de que havia problemas na calha."
Além do sintoma visível de escorrer água pelas paredes laterais, pode causar aos poucos um problema maior e invisível: o comprometimento da estrutura.
E, como o apoio da tesoura geralmente fica perto da calha, as infiltrações se tornam mais perigosas.
"Se não for tratada, a madeira apodrece no ponto mais crítico do telhado", alerta Antonio Alves Dias, 44, professor do laboratório de madeiras do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola da Engenharia de São Carlos.
Especialistas recomendam fazer inspeções regulares na calha, que podem variar de uma a três vezes ao ano. Nas épocas de chuva, vale redobrar a atenção. (BMF)


Texto Anterior: Telhado: Falhas vão do projeto à utilização
Próximo Texto: Panorâmica - Segurança: Novo interruptor de luz vem com câmera acoplada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.