São Paulo, domingo, 04 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Normas vão aprimorar uso e instalação

DA REDAÇÃO

Novos no pedaço, o PEAD, o PP e o CPVC ganharão normas técnicas para disciplinar seu uso e instalação. Em janeiro, fabricantes e especialistas abriram comissão de estudos para elaborá-las.
"A mais adiantada é a do PEX [polietileno reticulado], mas a do CPVC e a do PP para água quente virão na seqüência", adianta Marcelo Thomaz de Aquino, 28, técnico de produto da Acqua System.
Hoje, os fabricantes se baseiam na norma alemã, que será adaptada. "Acho que, em dois anos, teremos publicado todas as normas para instalações de água quente e de fria."
Outra regulamentação que está no forno é a norma de desempenho de edifícios, que terá uma seção dedicada à vida útil dos sistemas hidráulicos, que deve ser de dez anos.
"A previsão é que seja publicada no final do ano", estima Carlos Alberto de Moraes Borges, coordenador da comissão de estudos dessa norma.


Texto Anterior: Qual é o melhor tubo?: PP e PEAD são os mais baratos e saudáveis
Próximo Texto: Instalação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.