UOL


São Paulo, domingo, 06 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FEICON 2003

Expositores mostram lançamentos que vão de pintura eletrostática a materiais que não agridem o ambiente

Empresas conciliam tecnologia e ecologia

Divulgação
As divisórias da marca italiana Rimadesio, representada no Brasil pela Cinex, dão mais luminosidade e amplitude ao ambiente


FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os estandes da Feicon trazem novidades para agradar a quem está de olho na tecnologia e para os que não perdem de vista itens de baixo impacto ambiental, como telhas, placas e portas "ecológicas". (CAZ)
 

DIVISÓRIAS - A Cinex (portas para móveis e divisórias de alumínio e vidro) mostra quatro linhas de produtos da italiana Rimadesio, licenciados com exclusividade.
O sistema Siparium, com painéis móveis feitos sob medida, divide ambientes privilegiando a luminosidade. As portas da linha Ghost dão mais transparência e amplitude ao espaço.
As estantes Zenit foram projetadas para vários cômodos e permitem fixação sem furos. Os painéis divisórios de vidro temperado da linha Nordika têm estrutura de alumínio e acessórios como prateleiras, espelhos e cabideiros.

PORTA - As madeiras usadas pela Eucatex em sua nova porta encabeçada de lâmina de eucalipto e no batente industrializado vêm de áreas reflorestadas.
Já sua subsidiária, a Unidade Química, lança o esmalte sintético Eucatex Premium 2 em 1 (que reúne fundo e acabamento em um só produto) e o fundo preparador de paredes pigmentado (à base de água), que sela e prepara a superfície para o acabamento.
Para o chão, a empresa realça os pisos laminados Lamett, no formato régua com 20 cm de largura por 1,20 m de comprimento, lançados recentemente. Todas as linhas de pisos possuem o selo FSC, indicando que a madeira vem de áreas de reflorestamento.

TINTAS - Além das novidades, a Tintas Solventex quer fazer do estande um posto de esclarecimentos. Ali o visitante encontrará manuais de toda a linha, lista de representantes e normas para a aplicação de produtos e produção de efeitos e dicas de decoração.
Os principais lançamentos são os vernizes para madeira e o gel envelhecedor, indicado para superfícies texturizadas.
Já no estande da Universo Tintas, o "filé" é o Acetin, um esmalte sintético acetinado desenvolvido para suprir a demanda por produtos com acabamento fosco.

"DRY WALL" - Para quem vai revestir grandes áreas, a Placo lança as placas Gyptone Big Quattro 41, que possuem bordas rebaixadas. O acabamento da face aparente é em cartão sem pintura, e a face não-aparente tem feltro acústico.
Disponível no formato 1,20 m x 2,40 m e 12,5 mm de espessura, o produto apresenta elevado desempenho acústico e térmico e resistência à umidade e ao fogo.

SEM AMIANTO - A Brasilit expõe pela primeira vez sua placa cimentícia sem amianto, a Brasiplac. Resultado da mistura de cimento reforçado com fios sintéticos, pode ser usada como divisória, revestimento de paredes, forros, fachadas etc.
Segundo o fabricante, a Brasiplac é resistente à umidade, não propaga fogo, é imune a fungos e insetos, não apodrece e não oxida.

COBERTURA - Proporcionar iluminação natural com conforto térmico. Esse é, segundo o fabricante, o diferencial das coberturas de policarbonato da Day Brasil.
O policarbonato refletivo e o metalizado são indicados para cobrir locais fechados. A linha tem telhas e chapas que deixam passar a luz, mas não o calor. Outra novidade será o AluRevest, revestimento em chapas de alumínio para fachadas e interiores.

PINTURA - Muito usada na indústria automotiva, a eletropintura flerta com a construção civil na empresa de esquadrias metálicas Ullian (portas e janelas).
Com a técnica, o produto recebe uma pintura de base e depois pode-se aplicar qualquer tinta, como camada definitiva, dispensando lixamento e retoques.

FORRO - A Refax traz, entre outras novidades, o forro colméia Belize (próprio para hotéis, shopping centers, instalações comerciais etc.), com grelhas quadriculadas, que formam planos contínuos sem emendas aparentes.
Segundo o fabricante, a vantagem é a facilidade de manutenção, manuseio e de instalação. A remoção e a colocação são feitas sem quebra.

AÇO - Participando pela primeira vez da Feicon, a Acesita montará estande em aço inox, onde serão apresentados corrimãos, revestimentos, caixas-d'água, telhas, pisos e azulejos, além do aço ACE 444 para fins arquiteturais.
Segundo Mauro Ivan Marques Patrício, 54, gerente de desenvolvimento de negócios inoxidáveis, há quase dois anos o ACE 444 começou a ser desenvolvido para caixas-d'água e usinas de açúcar. "Com a melhora do processo, dominamos a aplicação na construção civil a preços acessíveis."
Em forma de tubos, pode ser facilmente utilizado para fazer corrimãos, guarda-corpos, escadas de piscina e abrigos de ônibus, por exemplo, com resistência e facilidade de manutenção.

ECOLÓGICO - A Onduline, líder no mercado europeu de telhas de fibra vegetal, trará a telha ecológica Tile 235, composta de camada de fibras vegetais e resinada para resistir aos raios ultravioleta.
Disponível nas cores vermelha, marrom e verde, a Tile 235, por ser mais leve, exige menos madeiramento para a sua fixação.


Texto Anterior: Lançamentos reforçam a segurança e embelezam
Próximo Texto: Arquitetos buscam humanizar seu ofício
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.