UOL


São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2003

Próximo Texto | Índice

PISCINA

Modelo de fibra de vidro fica pronto em uma semana; vinil e PVC revestem com rapidez, mas requerem cuidados

Ainda dá para passar o Natal debaixo d'água

BRUNA MARTINS FONTES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quem mergulhar no projeto de construir uma piscina pode dar as primeiras braçadas ainda neste verão. Antes do Natal é possível estrear um modelo em fibra de vidro, que geralmente leva uma semana para ficar pronto. "Seu tamanho é limitado, para não dificultar o transporte", pondera Ronald Almendra Filho, 32, diretor da Planeta Água Piscinas.
As piscinas de vinil e de manta de PVC também ficam prontas a tempo de aproveitar o verão. Para ambas, em duas ou três semanas constrói-se o tanque de alvenaria. Depois, basta revesti-lo com PVC ou vinil, processo geralmente feito em um ou dois dias.
Apesar de o PVC e o vinil serem materiais parecidos, já que são da família dos vinílicos (a sigla PVC quer dizer policloreto de vinila), a diferença entre eles é a resistência.
O vinil, em casas, é aplicado em duas espessuras: 0,6 mm (água fria) e 0,8 mm (quente). Já a manta tem duas lâminas de PVC com uma tela de poliéster no meio, o que totaliza 1,5 mm de espessura.
"A manta resiste bem à tração [ser esticada] e a trincas que podem ocorrer quando o concreto se movimenta", afirma Ricardo Cimino, 49, proprietário da Baden, que faz piscinas com PVC.
"Tem a mesma espessura do vinil aplicado em clubes", compara Rodrigo Pinheiro, 27, coordenador comercial da Sibrape (empresa que faz piscinas).

Alvenaria
Fazer piscinas em concreto armado e em alvenaria (com blocos de concreto) demora mais, mas, em compensação, elas têm vida mais longa. Se bem executadas e impermeabilizadas, duram pelo menos 20 anos, contra os cinco das de vinil e os dez das de fibra.
"A durabilidade [do vinil] depende do cuidado com objetos cortantes e do tratamento com produtos químicos que não agridam ou desbotem o revestimento", ensina Almendra Filho.
A mesma recomendação vale para a manta de PVC. A fibra de vidro também desbota se não for tratada adequadamente.
Outra vantagem listada pelos fabricantes e instaladores é que, enquanto os modelos de vinil, PVC e fibra têm limitações de cores (geralmente variando em tons de azul), as de alvenaria e concreto armado dão mais liberdade para criar o revestimento interno usando azulejos e pastilhas de vidro de diversas cores.
Para todos os modelos, antes de construir é preciso ter os pés no chão. "A alvenaria sempre deve ser apoiada em uma boa base, para evitar fissuras e infiltrações", explica Cimino.



Próximo Texto: Execução desatenta manda tudo pelo ralo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.