UOL


São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuidados com o terreno, com a confecção dos bolsões e com a impermeabilização esticam a vida útil dos tanques

Execução desatenta manda tudo pelo ralo

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para relaxar -e não estressar- com a piscina nova, é preciso ficar atento na etapa de execução. Afinal, qualquer descuido na estrutura acaba vindo à tona, estragando o revestimento.
"O segredo do vinil é desempenar bem as paredes e o piso", comenta Ronald Almendra Filho, diretor da Planeta Água Piscinas. Isso porque, se o bolsão de vinil encontrar irregularidades na superfície, pode rasgar mais facilmente. O ingrediente usado para aplainar a área é a vermiculita.
"A vermiculita e a manta distribuem a umidade pela alvenaria em caso de vazamento, evitando a formação de bolhas e de rugas", conta Rodrigo Pinheiro, 27, coordenador comercial da Sibrape. O vazamento, então, é detectado pela observação do nível da água.
O vinil requer atenção na hora de tirar as medidas da piscina para fazer o bolsão. "Se ficar pequeno, será esticado, o que diminui a vida útil; grande demais, apresenta rugas", arremata Pinheiro.
A piscina de fibra de vidro já vem pronta, mas Almendra Filho sugere aplainar mais a base de concreto, usando cimento e areia. Como tem boa resistência, depois de instalada requer o cuidado de usar produtos químicos sem exagero, para evitar desbotamento.
"Se a fibra de vidro descolorir, pode ser pintada por empresa especializada", explica Walmir Augusto Baptista, 45, gerente de vendas da Ouro Preto Piscinas.
A manta de PVC pede boa estrutura para evitar fissuras causadas pela movimentação do "tanque" de concreto e cuidado com objetos cortantes. O processo de instalação é semelhante ao do vinil; a diferença é que as mantas são soldadas na própria piscina.

Impermeabilização
O PVC, o vinil e a fibra de vidro dispensam impermeabilizantes, já que os próprios materiais desempenham essa função. Mas, na execução de piscinas de alvenaria (com paredes de blocos de concreto) e de concreto armado, essa etapa deve ser bem caprichada.
"É importante que a laje e as paredes sejam feitas do mesmo material, porque, como o conjunto vibra, isso diminui o risco de fissuras", alerta Eliene Ventura da Costa, 38, engenheira do departamento técnico da Otto Baumgart.
Ela reforça que piscinas enterradas precisam de impermeabilização rígida (como chapisco ou argamassa aditivada com "repelentes" de água). Se forem elevadas, o impermeabilizante deve ser flexível (como manta asfáltica).
Depois desse processo, deve-se encher a piscina, cobri-la e observar o nível da água por uma semana. Se diminuir, significa que houve vazamento.
A atenção ao terreno é fundamental para evitar infiltrações. "A piscina de concreto armado é a mais resistente e a mais difícil de sofrer vazamentos", diz Almendra Filho. Se a piscina não estiver enterrada no solo, deve-se reforçar a alvenaria com mais vigas e fazer colunas mais próximas.

Vida útil
Piscinas de concreto armado e alvenaria são as mais longevas. Se bem-feitas e conservadas, podem durar mais de 30 anos.
As de fibra de vidro e as de PVC também têm vida longa. A estrutura e a coloração das primeiras geralmente se mantêm por dez anos. Segundo a Baden, as de PVC resistem por 20 anos, em média. A garantia da empresa é de cinco (manta nacional) a dez anos (manta importada).
O bolsão de vinil desbota e pede troca em cinco anos. Custa, em média, R$ 6.000 (4 m x 8 m). "A estrutura dura 20 anos", diz Nadina Rodriguez, gerente do departamento técnico da Delta Vinil.
"Já vi piscinas de concreto com vazamento após quatro anos e outras de vinil com mais de dez", pondera Kaumer Rodrigues, 68, superintendente da Anapp (associação dos fabricantes e construtores de piscinas). (BMF)


Baden: 0/xx/11/6676-4225; Delta Vinil: 0/xx/11/4411-0016; Ouro Preto Piscinas: 0/xx/11/ 4012-7310; Planeta Água: 0/ xx/11/4412-9444; Sibrape: 0800-183737; Sodramar: 0800-7722337


Texto Anterior: Piscina: Ainda dá para passar o Natal debaixo d'água
Próximo Texto: Reforma: Reparos também são feitos em tempo recorde
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.