UOL


São Paulo, domingo, 08 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

AMBIENTE

Universidade federal catarinense desenvolve um protótipo de casa sustentável

Uma casa tão barata na hora de erguer quanto na de manter e que também não cobre dividendos do ambiente.
Essa é a idéia central do protótipo de habitação sustentável que pesquisadores do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina começaram a levantar em abril deste ano.
Como se trata de uma habitação popular, a economia começa desde as primeiras paredes.
Isso porque a casa de cerca de 40 m2 será feita com materiais como blocos de concreto produzidos com cinzas da uma termelétrica, e o concreto de alto desempenho usado terá entulho de demolição em vez de brita em sua composição.
A opção por itens pré-moldados reduz custos e acelera a execução da obra, segundo Janaide Cavalcante Rocha, uma das coordenadoras do projeto.
Para que o protótipo também custe menos em sua manutenção, os idealizadores vão equipá-lo com instalações elétricas e hidráulicas com baixo consumo, painéis solares para aquecimento e sistema de reaproveitamento de água da chuva.
O grupo catarinense fará outro protótipo, em madeira de reflorestamento, para comparar o desempenho (acústico e de iluminação, por exemplo) dos dois modelos. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone 0/xx/48/331-5169, com Janaide Rocha.



Texto Anterior: Reflexão deve preceder ligação, sugere Procon
Próximo Texto: Parede: Placo lança sistema de "dry wall" desmontável
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.