UOL


São Paulo, domingo, 09 de março de 2003

Próximo Texto | Índice

FIAÇÃO ELÉTRICA

Use a prancheta hoje para não ter de usar a marreta amanhã

Fernando Moraes/Folha Imagem
DISTANTE DOS OLHOS A arquiteta Eliana Tucci Lisboa recorda que, quando recebeu a incumbência de decorar o quarto de Carla Rigamonte, 15, o fato de a rede elétrica ter sido planejada com antecedência facilitou a tarefa de esconder os fios que pendem do computador e de outros aparelhos eletrônicos; na escrivaninha, um fundo falso foi utilizado para manter a fiação e as tomadas fora do alcance dos olho


FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nada melhor do que ter todos os aparelhos elétricos funcionando. Nada pior do que ver fios correndo pela casa. Em se tratando de instalações elétricas, o conselho dos profissionais é o mesmo: para ter a fiação organizada e evitar o quebra-quebra, é melhor planejar tudo ainda na planta.
"Quando a fiação é idealizada na planta pode-se traçar as tubulações elétrica e telefônica separadamente, de modo que o sistema não fique sobrecarregado", sugere o arquiteto Beto Madureira, 40.
A psicóloga Silvana Rigamonte, 46, seguiu a receita. "O quarto da minha filha foi todo planejado, com as instalações do computador, do som, do videocassete e da TV embutidas na parede."
Responsável pelo projeto, a arquiteta Eliana Tucci Lisboa, 46, diz que não foi difícil esconder os fios. "O planejamento facilitou as instalações e reduziu os custos."
Mas, para quem não deixou a fiação oculta desde a fase do projeto ou pretende fazer uma reforma em casa, há diversas alternativas para sumir com os fios.
Segundo o arquiteto Toninho Noronha, 57, embutir as ligações elétricas é a melhor estratégia. Entre as opções estão fazer fundos falsos, forros de madeira ou de gesso, rodapés e canaletas.
Deixar de se debruçar sobre a prancheta antes de construir sai caro. "Resolvi reformar para modernizar o estilo da minha casa", conta o empresário Milton Muraro, que, em dois meses de obra, gastou cerca de R$ 100 mil.
A maior mudança foi a instalação de um bar com estrutura de vidro e metal. "Ele é transparente. Nenhuma fiação poderia ficar exposta, e toda a parte elétrica foi feita dentro da parede", explica Madureira, arquiteto responsável.
Já a terapeuta Gláucia de Paiva Santucci, 42, está empenhada em montar um "home theater". "Tentei fazer a instalação sozinha usando um móvel antigo. Deu certo, mas a fiação ficou toda à mostra. Então resolvi recorrer a um profissional."
Não foi o que fez o comerciante Alexandre Sebastião Bittar, 39. Ele chamou um amigo e juntos instalaram o "home theater". "Demoramos duas horas para instalar", relata Bittar, que procurou esconder os fios atrás dos móveis.
"A fiação segue o rodapé, e as sobras de fios nós dobramos e enrolamos com arame."
Além de evitar desperdícios, um planejamento bem-feito faz com que o trabalho não seja feito duas vezes na hora de comprar materiais ou peças para organizar a casa. "Já comprei muito móvel errado e acabei gastando dinheiro dobrado", conta Santucci.
(LARA SCHULZE)


Próximo Texto: Benjamim resolve um problema e cria outro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.