UOL


São Paulo, domingo, 09 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIAÇÃO

Dispositivo amplia o número de tomadas, mas sobrecarrega o sistema

Benjamim resolve um problema e cria outro

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Entre os erros que as pessoas cometem pela falta de informação, um dos mais comuns é a sobrecarga do circuito. Exemplo disso é a ligação de vários aparelhos no mesmo benjamim, que pode esquentar os fios.
Para solucionar esse problema, as opções são instalar uma tomada ao lado da outra ou criar uma extensão. A recomendação é que pessoas não habilitadas evitem fazer conexões elétricas. E quem prefere colocar a mão na massa deve ler, pesquisar e procurar manuais que ajudem a tirar as dúvidas. Para isso, o site da Eletropaulo (www.eletropaulo.com.br) é um bom ponto de partida.
É possível fazer sozinho alguns tipos de conexões elétricas, mas é necessário ter um mínimo de conhecimento para não correr o risco de tomar um choque ou queimar um aparelho eletrônico recém-adquirido.
"Faço as instalações da minha casa porque conheço como funciona o sistema elétrico, mas, no caso de grandes planejamentos, recorro a um engenheiro ou a um profissional da área", explica o cirurgião-dentista Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani, 44.
O comerciante Alexandre Sebastião Bittar, que instalou seu "home theater" com um amigo, conta que já tinha boas noções de eletricidade porque sempre mexeu com aparelhos de som. "Procuro seguir o manual, mesmo tendo noções básicas."
(LARA SCHULZE)


Texto Anterior: Fiação elétrica: Use a prancheta hoje para não ter de usar a marreta amanhã
Próximo Texto: Norma procura dar segurança
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.