UOL


São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embalagens são encaradas como vilãs da história

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Antes de pensar no que fazer com o que está na lixeira, especialistas recomendam evitar produtos com muitas embalagens e aumentar a vida útil dos materiais por meio do reaproveitamento.
"Redução do consumo, reaproveitamento e reciclagem ajudam a chegar a 10% do lixo anterior", calcula a bióloga Patricia Blauth, 40, consultora ambiental da Menos Lixo Projetos e Educação em Resíduos Sólidos.
Maluh Barciotte, do Instituto Kairós, reforça a importância de avaliar padrões de consumo. "Quem troca os descartáveis por produtos que duram mais reduz seu lixo. O plástico responde por 20% desse volume."
Essa análise do perfil de consumo também ajuda a saber se vale a pena reaproveitar o material orgânico para reduzir o lixo.
"Depende dos hábitos alimentares", pesa Roberta Kronka Mülfarth. "Quem vive de enlatado não reduzirá quase nada."
Para Blauth, "o consumidor deve ser mais crítico e evitar embalagens supérfluas ou em excesso e materiais como o celofane e o isopor". (BMF)


Texto Anterior: Reaproveitamento: Reciclados, água e lixo não saem de casa
Próximo Texto: Decoração: Palestra defende consulta aos astros
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.