São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

área verde

Verão pede cuidados na hora de hidratar as plantas

Rega adequada não encharca os vasos nem deixa o gramado amarelar

Henrique Manreza/Folha Imagem
Pulverizador ajuda as ervas a se refrescarem pelas folhas, mas solo também requer hidratação

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A chegada do verão pede mais atenção à sede das plantas. Para que elas se mantenham saudáveis, é preciso dar a quantidade justa de água todos os dias, sem exageros.
A melhor maneira de saber se está na hora de regá-las é enfiar o dedo no solo. "Assim, tanto em vasos como em canteiros, é possível verificar se a terra não está encharcada ou seca", ensina o engenheiro agrônomo Marcelo Noronha, da empresa Minha Horta.
O modo como a rega é feita também varia de acordo com a proporção da área plantada. "Molhar só com o regador é conveniente principalmente para vasos", explica Gilberto Kerbauy, professor do departamento de botânica do Instituto de Biociências da USP (Universidade de São Paulo).
Mas nem toda planta tem mais sede no verão. É o caso, por exemplo, das ervas e dos temperos, explica Noronha.
"Como manjericão, alecrim e orégano vêm do Mediterrâneo [porção sudoeste da Europa] e lá o clima é mais seco mesmo, eles não se acostumam a receber muita água", explica.
Quando se trata de áreas mais extensas, como jardins ou canteiros maiores a tática é outra: usar a mangueira. "Hidratar o solo é muito importante, principalmente se estiver muito calor e não houver chuva", aponta Kerbauy.

Pulverizador
Para quem tem mudas de árvores jovens, legumes e hortaliças, o ideal é que haja uma ação concentrada no local, usando gotejadores e pulverizadores. Segundo o professor Kerbauy, os nebulizadores são bons para refrescar as folhas.
Apesar do nome pomposo, é muito simples fazer uma mangueira virar um pulverizador. "Basta fazer furinhos nela e observar se a água sai a contento", ensina Kerbauy.
Os bicos dos pulverizadores também são encontrados em lojas de artigos de jardinagem ou de material de construção.
Para que o gramado não fique amarelado com a chegada do verão, a rega também deve ser feita com cuidado.
"Se o tapete de grama acabou de ser plantado, deve ser molhado todos os dias, preferencialmente no começo da manhã ou à noite", analisa Nelson Hokama, gerente do centro de treinamento da Multicoisas.
"Mas se já está bem estabelecido, pode receber água apenas uma vez por semana."
(MARIANA DESIMONE)


Texto Anterior: Instituto cultural sustentável brota em praça no interior de SP
Próximo Texto: Melhor hora para a rega
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.