UOL


São Paulo, domingo, 15 de junho de 2003

Próximo Texto | Índice

REFORMA

Arquitetos mostram como dar outra cara a entradas com níveis baixos, médios ou altos de gastos e de quebradeira

Plástica na fachada esconde rugas da casa

BRUNA MARTINS FONTES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quem descobre que não vai mais com a cara de sua casa logo começa a arquitetar planos de derrubar aquela parede, trocar o piso, mexer nas janelas. Mas os que não estão dispostos a gastar a picareta em todas as paredes de sua morada podem apontá-la somente para a fachada.
De atitudes simples, como trocar esquadrias, às mais radicais, como derrubar tudo e começar do zero, arquitetos dão dicas de como dar um novo visual à entrada de casa com pouco, médio ou muito orçamento e quebradeira.
O arquiteto André Moral, 28, topou com um desafio trabalhoso. "O cliente tinha uma casa geminada em uma vila antiga e me deu carta branca para mudar tudo."
Resultado: Moral pôs as paredes abaixo, levantou uma platibanda (mureta que esconde o telhado) e investiu em varanda com gradil de ferro pintado de branco.
As mudanças não são só de fachada. Em alguns casos, também fazem efeito na parte interna. Um exemplo é abrir mais as janelas e trocar esquadrias com várias divisões por modelos amplos, como o vidro temperado com contorno em madeira, metal ou PVC.
"Tinha uma cliente que reclamava que a casa era escura, sem jardim e sem vista", conta a arquiteta Flávia Ralston.
Para solucionar o problema, a arquiteta substituiu janelas pequenas por esquadrias maiores e portas-janelas de 4 m de largura, refez o jardim e trocou os revestimentos do telhado, da parede e do piso por outros mais claros.

Linhas na frente
Fazer platibandas, como as presentes nos projetos desses dois arquitetos, dá à casa um aspecto moderno, privilegiando as linhas retas. Em alvenaria ou lambris de madeira, é tarefa que se enquadra no nível de "média dificuldade".
"Não mexi com a estrutura do telhado. Em quatro ou cinco dias estava pronta e tem cerca de um metro de altura", define Moral.
Outro artifício para modernizar a casa é revestir a fachada com pedras filetadas. Cortadas e assentadas em camadas horizontais, a pedra mineira e a ardósia saem do piso para dar um ar mais contemporâneo a muros e paredes.
Mas, antes de começar a reforma, Ralston recomenda planejamento. "É preciso pensar na harmonia, para que a fachada não pareça uma colcha de retalhos."

ONDE ENCONTRAR Lídia Marciliano e Marcos Garrubbo: 0/xx/11/3679-9403; Lisiane Nogueira: 0/xx/11/5677-7365; Maria Fernanda Sanchez: 0/xx/11/3079-9620; Tijotelhas: 0/xx/11/3722-0200

Próximo Texto: Fachada: Esquadrias se abrem a novos ares
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.