UOL


São Paulo, domingo, 15 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FACHADA

Floreiras, dormentes, PVC e alumínio renovam a cara das janelas

Esquadrias se abrem a novos ares

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nem sempre é necessário pegar em ferramentas pesadas para mudar o visual da entrada de casa. Às vezes, um pouco de criatividade basta para ter bons resultados sem muita quebradeira.
Mexer em portas e janelas ajuda a realçar a face externa, que pode se modernizar com modelos em PVC ou alumínio.
Esquadrias de madeira ou de metais feitas sob encomenda são mais custosas do que as pré-fabricadas. Apesar disso, o arquiteto Marcos Garrubbo, 43, deu um jeito de baratear os modelos feitos à mão, colocando na obra dormentes antigos e vidros usados.
Já a arquiteta Maria Fernanda Sanchez, 41, dá a dica de substituir a janela por um vidro fixo temperado. "Reduz o custo, porque só precisa do contorno em alumínio. Mas, antes, deve-se analisar a necessidade de ventilação."
Uma solução rústica e que demanda mais trabalho e dinheiro é ressuscitar portas e janelas em lojas de material de demolição.
"Para instalá-las, é preciso quebrar um pouco a parede. E, se puder fazer tratamento da madeira contra cupins, melhor", ressalva a arquiteta Lisiane Pinto Nogueira.

Estilo natural
Para quem pretende mudar sem acabar com as paredes, investir no paisagismo se revela uma boa alternativa, segundo arquitetos.
A dica de André Moral para criar sem grandes gastos é colocar gradil e trepadeiras nas janelas, complementados com canteiros em todo o perímetro da casa.
"Floreiras são baratas e rápidas de fazer, basta colocar uma prancha de madeira abaixo da janela", sugere Garrubbo.
Uma opção para os fãs do estilo simples é trazer os tijolos à tona. Se a casa tiver bons exemplares, pode-se lixá-los, impermeabilizá-los e deixá-los à mostra.
Mas, antes de exterminar o reboco, deve-se fazer um teste em alguma parte da casa para saber se são bonitos e bem assentados e avaliar se vale a pena mostrá-los.
Para Flávia Ralston, a fachada fica mais leve se os tijolos receberem tinta em tom branco ou cru.
"Se a casa for antiga, pode haver vergas de janela feitas em arco com tijolos, que também podem ficar à mostra", diz Garrubbo.
Mesmo em caso de decepção, é possível manter o estilo aplicando o tijolo espelhado (dividido em duas partes) ou a placa de tijolo, ambos sobre o chapisco.
A diferença é que, enquanto o primeiro precisa ser cortado na obra, a segunda, que tem menor espessura, vem pronta para a aplicação pelo cliente.
"As placas são mais caras", completa Valdir Soares da Silva, 50, vendedor da Tijotelhas. "O metro quadrado da placa custa cerca de R$ 20, enquanto o do tijolo espelhado sai por R$ 15, e os dois têm a mesma durabilidade e facilidade para limpar." (BMF)


Texto Anterior: Reforma: Plástica na fachada esconde rugas da casa
Próximo Texto: Panorâmica - Estilo campestre: La Provence debuta em Pinheiros
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.