UOL


São Paulo, domingo, 22 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"FAÇA VOCÊ MESMO"

Fabricantes usam seus sites e as feiras para ensinar como fixar prateleiras ou pintar com técnica alemã

Estandes e computador viram sala de aula

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Não basta ver, é preciso saber usar. Nesse quesito, quem gosta de arregaçar as mangas pode contar com a internet como uma boa ferramenta de trabalho.
Muitos fabricantes disponibilizam em seus sites técnicas de "passo a passo" que vão da instalação de equipamentos à pintura com técnicas alemãs.
A Bemfixa (www.bemfixa.com.br) ensina a fixar prateleiras, organizar fios e cabos e indica os parafusos e buchas mais adequados para cada instalação.
Já no site da Colatex (www.colatex.com.br), pode-se escolher o produto mais adequado para colagens e vedações específicas.
Para variar na pintura, a Colorgin (www.colorgin.com.br) ensina a fazer efeitos especiais com seus sprays, como o granito, o mármore e o craquelê.
Ainda na pintura, o site da Tigre (www.pinceistigre.com.br) traz dicas de como escolher o pincel certo para a superfície e a tinta a ser usada. Também tem cursos de pintura artística e de como produzir efeitos como o escovado e o marmorizado.

Ao vivo
Mas quem gosta de conferir de perto como fazer as peças pode ter, durante as feiras, uma colher de chá dos cursos oferecidos pela organização (veja quadro nesta página) e pelos expositores.
A Visitex, por exemplo, dará aulas gratuitas de modelagem em massa Fimo com duas professoras no próprio estande.
Já a Astrini Art Country ensinará a decorar objetos como caixas e baldes de gelo com a técnica de "decoupage" (aplicação de papel adesivo), técnicas de pintura country, de mosaico e de "bauermarelei" (tipo de pintura alemã).
Os "conectados" contam com opções de aprendizado pela internet. Quem entra no site da Tigre, por exemplo, encontra cursos apostilados; no da loja Daiara Artes (www.daiaraartes.com.br), os assinantes de sua revista eletrônica podem aprender técnicas para fazer objetos de decoração em madeira e em vidro.
Fora da feira, a loja African Art ensina gratuitamente os clientes a fazer peças com os artigos que vende, além de disponibilizar outros "faça você mesmo" na internet (www.africanart.com.br).
Já a Casa do Restaurador (www.casadorestaurador.com.br) oferece cursos e palestras sobre efeitos de pintura e técnicas de restauração e de decoração (como a de "decoupage"). (BMF)


Texto Anterior: Hobby: Feira encosta "bricoleiros" contra a parede
Próximo Texto: Agenda de cursos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.