São Paulo, domingo, 23 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FÉRIAS

Especialistas sugerem métodos e produtos para deixar os vasos irrigados

Táticas mantêm as plantas vivas até a volta da viagem


FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nas férias, enquanto a família se diverte, uma legião de plantas fica em casa, morrendo de sede. Isso acontece quase sempre na casa dos mais relaxados ou desinformados a respeito de produtos e táticas de irrigação existentes.
Uma garrafa tipo PET emborcada no vaso e com um furinho na tampa é a solução mais barata. "Um vaso de 50 cm x 50 cm absorve um litro de água em 20 dias", ensina Telma Badra, 42, paisagista da Verde Planejamento.
O sistema não é dos mais bonitos, conta Madalena Zelante, paisagista da Casa Flor. "Se o vaso for pequeno, então, fica horrível", comenta. Ela sugere um tipo de regador a conta-gotas de cerâmica, próprio para vasos. O modelo custa, em média, R$ 7. "O reservatório de água dá para até 20 dias."
Há ainda o Kit Férias (R$ 190), sistema de irrigação eletrônico importado pela Garden Center. Cobre até cinco vasos com uma mangueira ramificada. "Um "timmer" controla a rega", diz Marcello Manzano Santero, 32, engenheiro agrônomo da empresa.
Alessandra Marques da Silva, 27, paisagista da Via Jardim, recomenda os condicionadores de solo, que devem ser colocados sobre a forração da planta.
A agrônoma Fabiana Traldi, 23, do Ibrap (Instituto Brasileiro de Paisagismo), aponta o gel Hidrossolo. O problema, diz, é que a planta deve acostumar-se aos poucos ao produto. Ou seja, o gel não serve para emergências.
Para períodos menores, há a vermiculita (um grão mineral), que mantém a terra úmida.

A melhor escolha
Seja como for, antes de viajar, não se deve deixar de limpar as plantas, retirar as folhas secas, revolver bem a terra e adubá-la. "Seria bom também que os vasos ficassem perto de uma janela entreaberta. Mas cuidado com a entrada de insetos", alerta Santero.
Outras alternativas seriam propor a uma empresa de manutenção de plantas a hospedagem delas, ou que cuidasse dos vasos no imóvel. O problema é que as chaves ficam com a empresa.
Telma Badra aconselha a quem viaja muito ter mais critério de escolha das espécies. "As plantas de folhas verde-escuras tendem a ser mais resistentes", afirma.
Para Madalena Zelante, da Casa Flor, as melhores são as suculentas, que armazenam água nas folhas e precisam apenas de luz indireta. "Lírios e samambaias precisam de ventilação e luz; a violeta são suporta escuridão; e as palmeiras aguentam bem", completa Alessandra. (NATHALIA BARBOZA)


ONDE ENCONTRAR: Casa Flor: 0/xx/11/3082-8468; Garden Center: 3021-7007; Ibrap: 0/xx/11/3061-1219; Verde Planejamento: 0/xx/11/5092-0737; Via Jardim: 0/xx/11/5044-5144


Texto Anterior: Outro lado: "Na casa do cliente faria outra coisa"
Próximo Texto: Panorâmica - Consultoria: D&D inaugura espaço para profissionais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.