São Paulo, domingo, 26 de novembro de 2006

Texto Anterior | Índice

DECORAÇÃO DE NATAL

Tons de bege e dourado aquecem terraço

Verde e vermelho perdem espaço para que ambiente fique mais aconchegante e se torne extensão da sala

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Natal é tempo de as pessoas ficarem juntas. Assim, além da escolha da árvore, quem vai decorar a casa para as festas de final de ano precisa estar atento à missão de deixar aconchegante uma área de convivência cada vez mais comum: o terraço.
A tendência, dizem os decoradores, é sair da combinação do verde com o vermelho e buscar no bege e no dourado o aspecto de extensão da sala.
Os terraços fechados com vidro comportam elementos mais delicados, como árvores artificiais com pequenos objetos pendurados. Já os terraços abertos precisam de peças resistentes a chuvas e ventos.
A decoradora Clarisse Reale, que projetou o terraço social da última edição da CasaCor, recomenda guirlandas com folhagens e fibras naturais, além de grandes laços dourados ou prateados, que podem ser adquiridos, prontos, na Ceagesp.
"Vasos com árvores frutíferas, como limoeiro, romã e jabuticabeira, compõem com a decoração de Natal, e arvorezinhas com folhagens verdes podem ser decoradas com bromélias ou bicos-de-papagaio", diz.
Luzes e objetos do lado de fora dos terraços de apartamentos não são indicados, pois poderão causar acidentes se chover ou ventar muito.
De olho no clima aconchegante, a arquiteta e decoradora Karina Korn adotou tons de bege e dourado, além de muitas velas. Para iluminar as árvores, ela usa arandelas, que, em sua opinião, "dão um ar romântico e natural".

Misturas
Cecília Dale, dona da loja de decoração que leva o seu nome, sugere para o terraço árvores de Natal artificiais de estilo oriental, em formato de guarda-chuva, que tomem menos espaço e possam ser decoradas com frutas artificiais, resistentes à chuva.
Podem ainda ser revestidas de festão verde (tipo de cordão com luzinhas) e flores brancas conhecidas como barbas-de-bode. Ela aponta como tendência para o terraço natalino as cores telha, abóbora e laranja, formando um degradê.
"O dourado estará presente no próximo Natal em diversos tons, do cobre ao branco, e poderá ser misturado ao pistache para compor com plantas naturais", completa.

Simples
Na opinião da arquiteta e decoradora Bya Barros, quanto mais despojado e simples, mais o ambiente vai traduzir o espírito do Natal. Assim, revestir vasos de cerâmica com luzes brancas já é suficiente.
Outra dica de Barros é decorar cadeiras e sofás com almofadas que estampem mensagens positivas para familiares e amigos. "As almofadas são forradas e, depois das festas do fim do ano, voltam ao tecido original", ensina.


Texto Anterior: Noite feliz do pinheiro começa na raiz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.